Typodont: Tudo sobre Typodont convencional e eletrônico

Para saber mais sobre o curso de Autoligados 
CLIQUE AQUI.

imagem1             

Não apenas na história da ortodontia, mas em todos os âmbitos, percebeu-se uma natural evolução em procedimentos e técnicas que esbarra, invariavelmente, em novas descobertas tecnológicas — as revoluções industriais que o digam.

Assim, dos hábitos manuais e demorados, que exigiam tanta paciência quanto perícia técnica, surgiram opções facilitadoras, que trouxeram luz a novas descobertas e novas possibilidades para tornar o exercício da profissão mais prático e assertivo, como aconteceu com o Typodont, o tema do nosso post de hoje.

Quer entender um pouco mais sobre esse grande salto evolutivo proporcionado com o advento do Typodont eletrônico, e quais são as principais diferenças com relação ao modelo convencional? Então confira aqui, logo a seguir!

O que é Typodont?

Typodont se popularizou rapidamente, na ortodontia, pelas possibilidades de utilizá-lo no desenvolvimento, treinamento e aprendizado de técnicas ortodônticas.

Trata-se, afinal de contas, de um completo simulador mecânico que visa proporcionar segurança, precisão e qualidade na avaliação de alunos e profissionais em busca de aperfeiçoamento, uma vez que o Typodont conta com um mecanismo articulado de aço ou acrílico que geram inúmeras possibilidades na movimentação dentária.

Além disso, os profissionais de saúde bucal também têm recorrido ao Typodont para tornar a explicação de um procedimento mais visual, aos pacientes, já que o produto simula as condições que o ortodontista pretende explorar durante o tratamento.

A evolução do Typodont

Acontece que existem, atualmente, dois modelos bastante distintos de Typodont: o convencional, e o eletrônico, que é tido como a natural evolução desse providencial simulador mecânico.

Mas, você sabe por que o Typodont eletrônico é conhecido como o passo seguinte no treinamento e aprendizado de técnicas ortodônticas?

Para explicar melhor, vamos falar um pouquinho mais a respeito das principais características deles, de maneira que você irá compreender, definitivamente, por que o Typodont eletrônico tem sido amplamente utilizado ( inclusive, aqui nos cursos da Nídia Motta) e os motivos que devem fazer você considerá-lo no nos seus futuros investimentos para qualificação em ortodontia.

Conhecendo o Typodont convencional

O Typodont convencional é composto por duas bases (inferior e superior) feitas em alumínio, principalmente, e dentes incluídos em cera reproduzindo a posição das duas arcadas.

Os desafios de usar o Typodont convencional

A grande dificuldade retratada, ao longo dos anos, por quem manuseia o Typodont convencional é a dificuldade em reproduzir fielmente a simulação da movimentação dentária, uma vez que, para funcionar adequadamente, necessita de um recipiente apropriado com água aquecida cuja temperatura nem sempre pode ser controlada.

Dessa maneira, quando a temperatura fugia ao controle do usuário, a cera amolece excessivamente, prejudicando, assim, a sua estrutura e, também, a movimentação dentária — não apresentando resultados satisfatórios e tampouco conclusivos e precisos para a condução da simulação.

Até que um novo procedimento e produto foram colocados em prática, revolucionando a maneira de analisar, com precisão, a arcada dentária: o Typodont eletrônico, sobre o qual falaremos  adiante.

Conhecendo o Typodont eletrônico

Visando mais precisão nos diagnósticos, facilidade no manuseio e, principalmente, possibilidades de agilizar os procedimentos e formar profissionais altamente capacitados, o Typodont eletrônico chegou ao mercado.

Diferentemente do modelo convencional, o Typodont eletrônico necessita, apenas, de uma tomada de energia elétrica para ser colocado em funcionamento.

Essa facilidade foi convertida em possibilidades variadas para que alunos e profissionais testassem suas habilidades, pois o seu interior concentra a liberação de calor desde o interior da raiz, sendo uma simulação quase que ideal dos movimentos.

Além disso, o Typodont eletrônico possui outras vantagens, como, por exemplo:

  • Mecanismo de desligamento automático, programado para quando a temperatura requerida imitar o tempo de simulação necessário para a ação do arco que está sendo utilizado;
  • Base de acrílico que possui iluminação própria, uma qualidade que possibilita a visualização na movimentação dos dentes e a fiel reprodução, em cerca de três minutos, de um período de tratamento de um mês, aproximadamente;
  • Tudo isso feito em um ambiente de trabalho limpo, seco e mais organizado.

Viu como são muitas as diferenças entre o Typodont convencional e o modelo eletrônico, e como a rotina pode ser muito mais simplificada e agilizada com essa alternativa tecnológica e ainda recente, mas já bastante popular?

Para saber um pouco mais sobre como o Typodont eletrônico pode ser o diferencial dos seus atendimentos e especializações, convidamos vocês a conhecerem os cursos da Nídia Motta, que utiliza apenas o Typodont eletrônico em suas aulas!

Leia também: 5 habilidades obrigatórias de qualquer ortodontista

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENTRAREMOS EM CONTATO

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]