A Documentação Ortodôntica
Um resumo sobre a documentação ortodôntica.
É um conjunto de exames, que se destina a ser um complemento ao diagnóstico.
Permite o profissional tenha um panorama preciso da formação dentária auxiliando na definição do tratamento mais adequado.
Com ela tem-se a oportunidade de identificação de problemas e situações ocultas, como tumores ósseos ou dentes extranumerários.
A documentação ortodôntica é uma medida de segurança tanto para o paciente quanto para o ortodontista.
Os exames que compõem a documentação são simples, baratos e rápidos, Portanto, recomenda-se que o paciente realize todos eles de uma só vez, de modo a não atrasar o início do tratamento e agravar a má-formação dentária.
Fico surpresa em saber o quanto os alunos que nos procuram desconhecem sobre esse assunto.
COMENTÁRIOS APÓS A AULA:
…A documentação é uma parte muito séria, para a qual ocorre um intenso treinamento para os laudos emitidos para que o cirurgião dentista se sinta amparado legalmente para a execução de seu trabalho.
…A documentação é algo que completa o diagnóstico, estimula o tratamento correto por parte do paciente, e ainda nos direciona a traçar um prognostico mais próximo do real.
…Tanto é importante a documentação ortodôntica para auxiliar no diagnóstico e planejamento quanto para fins legais. Muito interessante o artigo que diz da identificação de pessoas no pós-morte. Daí vemos a necessidade legal e jurídica do correto arquivamento de toda documentação dos nossos pacientes. Compete também a nós sabemos dar a correta interpretação dos dados e termos um serviço de diagnóstico por imagem de confiança que facilitará nosso trabalho com imagens de qualidade.
…deve ser feita por um bom radiologista e o ortodontista deve estar atento ás informações dada por ele, pois o caso é de inteira responsabilidade do profissional e erros na documentação podem levar a um tratamento desgastante e com chances de insucesso.
…É muito importante que seja solicitado ao paciente uma completa documentação ortodôntica, deve-se mantê-la arquivada de forma responsável e manter atualizados os prontuários dos pacientes. Ela tem por objetivo auxiliar o ortodontista a definir quais os problemas e alterações o paciente apresenta e, ainda, acompanhar a evolução e término do tratamento, além disso, é bom estar precavido de futuras ações judiciais. Pois é através desses exames, que o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão irrompidos, além de cáries, fraturas dentais, ou outras doenças dos ossos que sustentam os dentes, e assim, conduzir da melhor maneira possível o tratamento ortodôntico.
… Anamnese/exame clínico/exame complementar: a tríade mais importante antes de qualquer ação ou intervenção, no caso específico da ortodontia, é fundamental!!. Nessa fase os nossos conhecimentos serão testados por nós mesmos: Em qual caminho iniciar a intervenção? Em qual provável diagnóstico real poderá existir? Em qual prognóstico será esperado? Quais os fatores de sucesso e de fracasso?…. e mais algumas questões técnicas que deverão ser respondidas de imediato, a materialização do planejamento, nesse momento já terá pilares fortes o suficiente para suportar todas as tendências positivas em todas as fases subsequentes, esse momento é o melhor de todos, pois as dúvidas serão sanadas através de documentações técnicas visuais e com certeza comprovando nossos erros e acertos sobre o diagnóstico e o prognóstico, o que muitas vezes modelará e consolidará novos e mais abrangentes conhecimentos técnicos-teórico o que nos dará mais segurança e principalmente saber que o nosso dever social está sendo cumprido.
CONVERSA SOBRE UM RELATO:
…De grande importância são as radiografias periapicais dos incisivos, estou atendendo uma paciente que tem uma lesão endodôntica do ILS ao 2ºPMS e na panorâmica aparece uma imagem confundida com seio maxilar, está em manutenções ortodônticas normais, sem nenhuma queixa.. veio para mim encaminhada pois havia um edema no palato. Até estou pensando em mandar uma cartinha para o ortodontista, gostaria de opiniões…
O Ortodontista não percebeu, ou seja, não radiografou antes de lhe encaminhar? Mande sim. Uma carta muito delicada e cuidadosa é claro. Pois todos nós somos passíveis de erro.
Pense que um dia você também poderá incorrer em um erro de desatenção qualquer e reflita como você gostaria de ser tratada pelo colega que “descobriu” o seu erro.
Sempre que nos posicionamos no lugar do “outro”, diminuímos a possibilidade de cometer injustiça.
Isso é para todos nós….
O ortodontista não radiografou, deve ser porque a panorâmica era de fevereiro. Ah com certeza. Respeito em primeiro lugar! Eu estava pensando em uma cartinha do tipo:
Solicito avaliação ortodôntica do elemento 12, pois está em tratamento endodôntico e encontra-se com ampla lesão periapical…aí provavelmente ela vai tirar uma radiografia e ver. Mas assim, você como ortodontista, pararia o tratamento?
Acho de bom tom essa sua cartinha.
Agora, para responder à sua pergunta, só vendo um RX atual…
AS PERGUNTAS SOBRE O ASSUNTO:
… quanto aos padrões, porque não se adota apenas uma análise? Isso não facilitaria a prática das documentações pra todos os ortodontistas?
…me perguntei porque não adotar um padrão único de cafalometrias, creio que dependendo do caso podemos adotar apenas um determinado exame cefalométrico, assim como outros exames, ou devemos sempre solicitar toda essa documentação?
Temos na Ortodontia profusão de pesquisas e de correntes de técnicas e filosofias ortodônticas.
E cada detentor dessas correntes acabaram estabelecendo suas próprias análises.
Com o passar do tempo isso tudo foi se juntando e dando origem a novas análises.
Você verá como uma análise se preocupa mais com o crescimento, outra com a estética, outra ainda com a margem de movimentação e assim por diante.
A análise padrão USP, por exemplo, é uma fusão de diversos dados de diferentes autores.
Por isso, cada ortodontista, acaba elegendo as análises que melhor se encaixam na sua filosofia.
Como eu sempre digo, tudo aqui é fruto de minha experiência de 40 anos em Ortodontia.
Portanto, sinto-me a vontade para mostrar a vocês aquilo com que me adaptei.
No meu entender, uma análise completa a outra.
Mas existe sim a possibilidade de usar-se apenas uma análise para avaliar um caso.
Acredito que com o tempo você irá eleger as suas prioridades e fazer a sua escolha.
E essa é a documentação adotada por mim. O instituto de radio que utilizo já está acostumado e me envia sem problemas e sem aumentar o custo.
Por exemplo, se um dia optar por enviar seus casos para eu avaliar e planejar, vou sim, pedir que me mande todas as informações.
Agora, se for você próprio a avaliar seus casos, fica a seu critério.
Uma curiosidade, como você faz o arquivamento de tantas documentações e por quanto tempo você as guarda?
Sempre arquivei por 20 anos as documentações.
Mas hoje, como fotografo até os modelos, digitalizo tudo e entrego ao paciente o original, sempre tendo o cuidado de fazê-lo assinar uma declaração dizendo que a documentação está em seu poder e, se necessário for, poderá ser requisitada a qualquer momento.
Outra dúvida , você modificaria ,ou melhor, você excluiria alguns itens como pedir somente uma análise a pedido do paciente para diminuir o valor da documentação para ajudar o paciente ou você não abre mão dos itens solicitados?
Sim. E se isso acontecer sempre opto pela análise padrão USP.
Sempre pedi documentações com Análise de USP e McNamara, mas alguns pacientes vindos de outros profissionais traziam suas doc. com Ricketts e Jarabak e notei que estas trazem mais informações que as primeiras (ou até uma complementação), estou enganada?
Em todos esses meus anos de ortodontia fui escolhendo aquilo que realmente acrescentava.
Pode estar certa que com a questão cefalometria não foi diferente.
Essa parte deste curso é uma compilação daquilo que uso para analisar.
Por isso alguns podem achar um pouco resumido.
Mas é, ao meu ver, o necessário.
…a anamnese e exame clínico são preponderantes para fecharmos diagnóstico????
Sem dúvida. Para que possamos fechar perfeitamente o diagnóstico, tudo é extremamente necessário: Ficha clínica, anamnese e documentação.
É natural que ao invés de mandar as fotos dos modelos, as clínicas de radiologia mandem os próprios modelos seguidos de placas de mordida??
Sim. Isso é o habitual. Na verdade não são placas e sim registros da mordida. Mas, como irei fazer uma consultoria virtual, as fotos dos modelos serão muito úteis. Isso você mesmo pode fazer em seu consultório. Porém, conversando na Radiologia eles digitalizam tudo para você.
Seguem links para esclarecimentos:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000100015
www.cleber.com.br/fe_publica/defesa_mestrado_nayene.pdf
http://www.ortopress.com/2010/07/importancia-da-documentacao-ortodontica.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192007000400002
http://www.cleber.com.br/padrao.html
http://rxodonto.blogspot.com/2010/09/radiografia-panoramica-em-odontologia.html
http://www.scielo.br/pdf/dpress/v12n3/15.pdf
Saiba mais sobre nossos cursos
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as novidades do nosso site e sobre cursos.