Este artigo pretende mostrar o passo a passo do curso EAD, começando com a escolha do curso, professor e conteúdo, indicando a forma mais prática de se fazer EAD, além de como praticar as aulas e consolidar seu conhecimento.
Passo 1: A escolha do curso
Você não conhece nenhum curso a distância ou nunca experimentou nenhum?
Muitos já experimentaram.
Por exemplo, veja abaixo quantos alunos já conheceram o FPO!
Eles perceberam que, sem sombra de dúvida, o curso desfaz o mito de que a ortodontia é um “bicho de sete cabeças”, que é exatamente o contrário do que ocorre nos cursos com compromisso acadêmico.
Muitas vezes as informações passadas são muitas, o que pode causar certa confusão.
E chega o momento em que você tem informações, mas fica confuso a respeito de como juntar os pontos (literalmente) para traçar o planejamento e conduzir o caso.
Por isso o FPO funciona como uma base para um curso de cunho acadêmico, tornando o aluno mais confiante e mais receptivo aos conhecimentos que o ensino acadêmico irá trazer.
Passo 2: A escolha do professor
Ao pensar em um professor de Ortodontia para o seu início, você deve sempre pensar em quem está disposto a lhe mostrar o caminho sem muitos obstáculos.
Nídia Motta não é e nem pretende ser um expoente da Ortodontia. É apenas uma experiente ortodontista que decidiu deixar tudo o que vivenciou em mais de quatro décadas do exercício da Ortodontia para profissionais que pretendem iniciar-se nesse caminho.
Desenvolveu um método único e roteirizado sobre todos os passos de um tratamento ortodôntico.
Passo 3: A escolha do conteúdo
Ao escolhermos um curso para dar início à nossa atividade ortodôntica, sempre devemos pensar se ele nos possibilitará começar a exercer a Ortodontia em pouco tempo.
Para isso, devemos atentar para o conteúdo desse curso e pensar se ele vai “direto ao assunto”.
O curso deverá sempre tratar de fundamentar o início da prática ortodôntica. E deve ser direcionado justamente para aqueles que nunca tiveram familiaridade com a Ortodontia.
O programa deverá ir desde a compreensão de como se processam as Movimentações Ortodônticas até a remoção da contenção.
Deverá ser traçado um roteiro que vai desde o início do tratamento (primeira consulta), ensinando como abordar os pacientes e responsáveis e culminar na conquista.
Além disso, deverá ainda orientar em como chegar a um bom diagnóstico, sabendo exatamente como pedir a Documentação Ortodôntica, e o mais importante, saber interpretá-la.
Como fazer isso? Aprendendo quais são os Pontos Craniométricos e exercitando o aprendizado sobre como fazer um Traçado Cefalométrico e a importância das Cefalometrias diversas para cada caso.
Não é em todo curso que se mostra a Ortodontia desde sempre e também como funcionava o tratamento ortodôntico no século passado, comparando os dispositivos ortodônticos de ontem aos de hoje.
Só assim o aluno poderá entender a evolução da Ortodontia e terá a compreensão de cada um dos dispositivos ortodônticos atuais e seus detalhes.
O posicionamento correto dos dispositivos e o passo a passo para a montagem devem ser também bastante detalhados e exercitados.
De posse de toda essa compreensão, o aluno poderá partir para as diversas fases do tratamento ortodôntico.
Desde saber a hora de iniciar o tratamento preventivo (como em um caso de tratamento interceptativo), seguir corretamente toda a sequência da motivação, nivelamento, mecânica e retração, intercuspidação, conjugação, remoção e contenção.
Em um bom curso, o aluno deve ter a liberdade de perguntar sempre e poder contar com um bom respaldo para orientá-lo.
O resultado?
Paciente Feliz!
Passo 4: Como praticar as aulas
Sabe-se que em todo bom curso, tudo o que é disponibilizado como conteúdo deve ser amplamente praticado para não cair no esquecimento e também que alguns preferem praticar primeiro em simuladores.
Porém, tudo o que é aprendido deve ser exercitado de maneira constante nos pacientes, desde que haja uma orientação individualizada eficiente e eficaz.
Para isso, deverá haver um meio de providenciar-se a opção mais adequada de diagnóstico, planejamento, consultoria e acompanhamento durante todo o período de tratamento do paciente em questão.
Esse acompanhamento deve ser executado consulta a consulta, até a finalização total.
Em nosso curso FPO esse acompanhamento é feito pelo menos a um caso ortodôntico, do princípio até a finalização do tratamento.
E, se for o caso, o aluno poderá optar, além do descrito acima pela prática em Typodont eletrônico.
Passo 5: A forma mais prática de fazer EAD
É de fundamental importância que o curso escolhido esteja situado em um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode se tornar instrumento capaz de garantir a aprendizagem significativa.
Esse ambiente deve possibilitar que professores e alunos possuam uma boa relação que resultará em na aprendizagem pretendida.
A Educação a Distância eficiente deve ser mediada por tecnologias que permitam a participação ativa do aluno mediante a interação em processos dinâmicos e flexíveis.
Baseados nesses conceitos e após extensa pesquisa e estudos, resolvemos eleger o MOODLE para ser o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Este é o ambiente escolhido por 80% das instituições no mundo todo, que se dispõem ao ensino via modalidade EAD atualmente.
Passo 6: Como consolidar o conhecimento
Sabemos que a consolidação do conhecimento acontece juntando-se duas coisas: a teoria e a experiência prática.
Para a experiência, como dissemos antes, deve-se praticar (mostramos acima a nossa forma de ensinar a prática).
Para a teoria, sabe-se que deve haver pesquisa, pois em Ortodontia não existem donos da verdade.
Opiniões diversas sobre o mesmo assunto devem ser sempre colhidas num bom curso. Para isso, auxiliamos nossos alunos, ajudando-os a pesquisar, disponibilizando artigos importantes a respeito do assunto em questão.
Portanto, fornecemos subsídios para embasamento necessário para o exercício da Ortodontia com compreensão.
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENTRAREMOS EM CONTATO